LIV

Como acontecem as aulas?

O programa LIV acontece uma vez por semana dentro da grade curricular, contribuindo para a formação de um cidadão mais completo para os desafios do século XXI. Os materiais promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”. A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, com um currículo desenvolvido pensando nas particularidades de cada faixa etária.

No LIV, o aluno, além de desenvolver o seu pensamento crítico, entende que, com a ajuda de outros, é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo.

O LIV no Ensino Médio

Ao entrar no Ensino Médio, o adolescente é convidado pela sociedade a tomar decisões pessoais e profissionais, gerando uma enorme ansiedade e, em alguns casos, trazendo uma série de angústias. A educação passa a ser uma oportunidade central para prepará-lo para essa etapa, transformando todo o seu potencial em possibilidades.

Nesse sentido, o LIV ajuda os alunos a buscar informações, a refletir e a trocar ideias com o grupo, repensando tanto as suas escolhas pessoais em um processo de autoconhecimento, quanto as possíveis escolhas profissionais, tornando o processo de decisão mais consciente.

Para engajar os alunos, a Youtuber Jout Jout, por meio de vídeos exclusivos para o LIV, apresenta temas que os ajudam nas suas escolhas pessoais, tão importantes nessa faixa etária. Em relação às escolhas profissionais, o LIV conta com a parceria da Fundação Estudar, uma fundação sem fins lucrativos que apoia jovens em diversos projetos e nas suas decisões de carreira. Alguns temas trabalhados no LIV, no Ensino Médio:

• Escolhas pessoais: padrões de beleza, família, adolescência, crises existenciais, amizades e tribos e preconceito
  • Escolhas profissionais: eu comigo mesmo, legado familiar, pesquisa de profissões, condição social, entrevista com profissionais
  • Kennia Ísis

Sociologia, Filosofia e LIV

Conheça o LIV

No vídeo, a professora Kennia fala de suas vivências com o Laboratório Inteligência de Vida e sua aplicabilidade em sala de aula.