O Ensino Fundamental II – Colégio Porto

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. É uma fase de constante oscilação, quando os jovens querem, ao mesmo tempo, independência e brincadeira.

Este novo – porque diferente – processo pedagógico se estabelece na relação entre professores e alunos, envolvendo múltiplas interações que formam cada ser humano. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia dos adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Há que se considerar, como reforça a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), que este novo contexto nos traz a necessidade de um trabalho específico em que os alunos se tornem construtores de suas aprendizagens, com educadores que englobem, no processo de formação, conceitos, procedimentos e atitudes. Por isso, o Colégio Porto opta por trabalhar com o LIV – Laboratório Inteligência de Vida – e com Empreendedorismo e Liderança, nas suas séries finais de Fundamental II, além de um trabalho específico com Programa Bilíngue, objetivando que o jovem estudante possa compreender o seu próprio processamento cognitivo, para muito além dos componentes curriculares específicos da BNCC. Nas diversas áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), o estudante é estimulado a identificar o que aprendeu, o que não aprendeu, por que não aprendeu e, assim, na medida do possível, juntamente ao educador, ter a oportunidade da refacção do trabalho de ensino-aprendizagem.

Além disso, e tendo por base o compromisso da escola de propiciar uma formação integral, balizada pelos direitos humanos e princípios democráticos, é preciso considerar a necessidade de desnaturalizar qualquer forma de violência nas sociedades contemporâneas, incluindo a violência simbólica de grupos sociais que impõem normas, valores e conhecimentos tidos como universais e que não estabelecem diálogo entre as diferentes culturas presentes na comunidade e na escola. Por isso, em seu Ensino Fundamental II, o Colégio Porto opta pelo estudo da Filosofia, das Artes (música e teatro, em suas séries finais) e Esportes, como mecanismos de compreensão dos estudantes como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo quanto do universo da cultura midiática, esportista e digital, o que fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa.

O professor do Ensino Fundamental II – anos finais – intervém, então, para a realização de aprendizagens significativas, considerando, concomitantemente, as possibilidades de observação, reflexão, construção histórica, cultural, social e cognitiva, bem como as potencialidades que preparam o estudante para o prosseguimento dos estudos no Ensino Médio.

Referência Bibliográfica:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.