Árvore de Livros

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) mostra que o Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação. É importante, então, compreender que as leituras moldam-se para a fruição estética de textos e obras literárias; pesquisa e embasamento de trabalhos escolares e acadêmicos; realização de procedimentos; conhecimento, discussão e debate sobre temas sociais relevantes; sustentar a reivindicação de algo no contexto de atuação da vida pública; ter mais conhecimento que permita o desenvolvimento de projetos pessoais, dentre outras possibilidades.

Entender esta consideração dos novos e multiletramentos e, consequentemente, das práticas da cultura digital no currículo escolar não contribui somente para que uma participação mais efetiva e crítica nas práticas contemporâneas de linguagem por parte dos estudantes possa ter lugar, mas permite também que se possa ter em mente mais do que um “usuário da língua/das linguagens”, mas, sim, um estudante cujo sentido de criatividade tem algum tipo de relação com esses fenômenos de reciclagem, mistura, apropriação e redistribuição do eixo leitura.

A leitura, no contexto da BNCC, é, então, tomada em um sentido mais amplo, dizendo respeito não somente ao texto escrito, mas também a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e ao som (música), que acompanha e cossignifica em muitos gêneros digitais.

A leitura é uma prática essencial para o desenvolvimento do estudante nas mais diversas áreas do conhecimento. Incentivar o hábito da leitura ajuda os alunos a terem sucesso acadêmico e a se tornarem cidadãos mais críticos e ativos na sociedade. Por isso, o Colégio Porto adota a Árvore de Livros, maior plataforma de leitura digital do Brasil, com um acervo superior a 30 mil títulos (best sellers, romances, jornais e revistas do mundo todo). Em 2019, a Árvore de Livros se uniu a Guten, plataforma de leitura que trabalha atualidades, para desenvolver habilidades leitoras e senso crítico dos estudantes. Nossos estudantes terão acesso ao conteúdo de que precisam, da maneira que eles gostam: na tela! Os alunos podem acessar pelo computador, tablet ou smartphone.

Então, o Colégio Porto trabalha, em sua essência, a reconstrução e reflexão sobre as condições de produção e recepção dos textos pertencentes a diferentes gêneros e que circulam nas diferentes mídias e esferas/campos de atividade humana.

AGENDE SUA VISITA! Preencha o formulário e, em breve, entraremos em contato.

InstagramInstagram

Fale Conosco!