San Martin

Empreendedorismo e Liderança

Sobre a área das Ciências Humanas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2017) salienta que o raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. A capacidade de identificação dessa circunstância impõe-se como condição para que o ser humano compreenda, interprete e avalie os significados das ações realizadas no passado ou no presente, o que o torna responsável tanto pelo saber produzido quanto pelo controle dos fenômenos naturais e históricos dos quais é agente.

Sendo assim, o ensino das Ciências Humanas, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), objetiva estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, não só favorecendo o desenvolvimento autônomo de cada indivíduo, como também os torna aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem.

As Ciências Humanas devem, assim, estimular a formação de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais e, além disso, objetiva cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico-social em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista.

Dessa forma, o Colégio Porto assumirá, em todo o seu Ensino Fundamental, na parte diversificada do currículo, o estudo de Empreendedorismo e Liderança, com o objetivo de estimular os estudantes a serem protagonistas nas transformações, sejam ela sociais ou organizacionais, em um mundo em transformação e com exigência de constante conexão. Além disso, propiciará aos alunos a capacidade de compreender as mudanças econômicas, geo econômicas, sociais, políticas e culturais e de atuar de forma ética, responsável e proativa, na construção de uma sociedade mais humana, sustentável e próspera.