Árvore de Livros
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) mostra que o Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação. É importante, então, compreender que as leituras moldam-se para a fruição estética de textos e obras literárias; pesquisa e embasamento de trabalhos escolares e acadêmicos; realização de procedimentos; conhecimento, discussão e debate sobre temas sociais relevantes; sustentar a reivindicação de algo no contexto de atuação da vida pública; ter mais conhecimento que permita o desenvolvimento de projetos pessoais, dentre outras possibilidades.
Entender esta consideração dos novos e multiletramentos e, consequentemente, das práticas da cultura digital no currículo escolar não contribui somente para que uma participação mais efetiva e crítica nas práticas contemporâneas de linguagem por parte dos estudantes possa ter lugar, mas permite também que se possa ter em mente mais do que um “usuário da língua/das linguagens”, mas, sim, um estudante cujo sentido de criatividade tem algum tipo de relação com esses fenômenos de reciclagem, mistura, apropriação e redistribuição do eixo leitura.
A leitura, no contexto da BNCC, é, então, tomada em um sentido mais amplo, dizendo respeito não somente ao texto escrito, mas também a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e ao som (música), que acompanha e cossignifica em muitos gêneros digitais.
A leitura é uma prática essencial para o desenvolvimento do estudante nas mais diversas áreas do conhecimento. Incentivar o hábito da leitura ajuda os alunos a terem sucesso acadêmico e a se tornarem cidadãos mais críticos e ativos na sociedade. Por isso, o Colégio Porto adota a Árvore de Livros, maior plataforma de leitura digital do Brasil, com um acervo superior a 30 mil títulos (best sellers, romances, jornais e revistas do mundo todo). Em 2019, a Árvore de Livros se uniu a Guten, plataforma de leitura que trabalha atualidades, para desenvolver habilidades leitoras e senso crítico dos estudantes. Nossos estudantes terão acesso ao conteúdo de que precisam, da maneira que eles gostam: na tela! Os alunos podem acessar pelo computador, tablet ou smartphone.
Então, o Colégio Porto trabalha, em sua essência, a reconstrução e reflexão sobre as condições de produção e recepção dos textos pertencentes a diferentes gêneros e que circulam nas diferentes mídias e esferas/campos de atividade humana.
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Sócio
Eduardo Bezerra
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Sócio
Marcelo Freitas
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Sócio
Paulo de Paula
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Diretor Acadêmico/Matemática
André Cury
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Diretora Pedagógica
Ana Cristina Dias
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Matemática
Thiago Antônio
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Química
Rogério Alves
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Sociologia, Filosofia e LIV
Kennia Ísis
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Linguagem
Rosemberg Ramalho
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Física
Rafael Medeiros
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Matemática
Magno Alexandre
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Artes
Kamily Ellen
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Linguagem
Marco Aurélio
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Física
Hilton Raulino
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História
Fábio Moreira
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Linguagens
Frederico Lima
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Geografia
Cláudio Custódio
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Física
Ewerton Barros
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Linguagens
Séfora Cavalcante
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Biologia
Mateus Medeiros
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Biologia
João Melo
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Química
Charlton Jean
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Filosofia
Yama Elice
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Geografia
Sami Andrade
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Matemática
Raphael Moreira
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Geografia
Luiz Carlos
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Inglês
Lourenço Menezes
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História
Lucas Donato
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Linguagem
Guilherme Henrique
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Química
Hugo Leonardo
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Física
Surama Cabral
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Biologica
Márcio Alexander
